Apresentação
  Local
  Organização
  Mecenas e Apoios
   

 
 
Homepage | Exposição | Local
 



Igreja Matriz | Santiago do Cacém | Portugal



Até 30 de Novembro
Todos os dias das 10h00 às 18h30


Entrada: 1,5 euros
Preço reduzido: 1 euro – Estudantes, famílias com 3 ou mais elementos
Entrada gratuita: crianças até aos 12 anos e maiores de 65 anos





A região de Santiago do Cacém possui uma profunda vinculação ao culto de Santiago Apóstolo, ao Caminho de Santiago e à Ordem Militar de Santiago de Espada (aqui estabelecida desde o século XIII até à sua extinção, em 1834). Esta vinculação remonta a épocas muito antigas e prende-se à existência de uma via de peregrinação que unia o “Promontório Sacro” – o Cabo de São Vicente – ao Noroeste Peninsular e passava ao longo da planície litoral, bordejando o oceano Atlântico e vencendo os rios Mira e Sado.
O Caminho de Santiago constituiu, após a queda do Império Romano, uma estrutura fundamental para a circulação de pessoas, bens e ideias por todo o continente europeu. O Conselho da Europa reconheceu a importância matricial desta realidade histórica, declarando o Caminho como o primeiro Itinerário Cultural Europeu.
Santiago do Cacém deve o seu nome e grande parte da sua prosperidade precisamente à ligação à devoção de Santiago Maior e à passagem dos peregrinos, que encontravam na Igreja Matriz desta localidade (notável edifício da época gótica, encastrado no conjunto do castelo e da autoria de um arquitecto aragonês ou catalão) um santuário complementar no seu itinerário para Compostela e dispunham de outras infra-estruturas de acolhimento, como o Hospital do Espírito Santo. A Ordem Militar de Santiago, que recebeu extensos territórios na região após a Reconquista, tomou também a seu cargo a protecção e o apoio espiritual aos peregrinos, cuja circulação significava riqueza e importância política e religioso, mas exigia também assistência.
O segmento do Caminho de Santiago que passava pelo Alentejo Litoral caiu no esquecimento a partir das invasões francesas, nos inícios do século XIX, mas tem-se notado um gradual recrudescimento da passagem dos peregrinos, sobretudo a pé, a cavalo e de bicicleta, que vêm solicitar na Igreja Matriz de Santiago do Cacém a aposição da “Compostelana” (carimbo que atesta a passagem, para poderem obter benefícios espirituais) no Passaporte do Peregrino.
Santiago do Cacém constitui, pela sua relevância histórica, uma referência fundamental para a identidade do Alentejo Litoral. É nesta cidade que se encontra o principal conjunto monumental da zona. Existe actualmente um esforço muito grande para recuperar as raízes e o património desta terra, sem esquecer a ligação ao Caminho de Santiago, ao culto do apóstolo e à Ordem Militar de Santiago de Espada.





Para ver ou descarregar um documento PDF, deverá ter instalado o Acrobat Reader no seu computador. Caso não o tenha instalado, poderá descarregá-lo clicando aqui. Seguidamente, seleccione e instale a versão que seja compativel com o seu sistema operativo.



 
   
 

 

 
  Informações: Tel. 269 810 276 | Fax 269 829 491 | dphadb@sapo.pt
geral@cm-santiagocacem.pt
Créditos
| © Todos os direitos reservados | Última actualização: 02/07/2008