Apresentação
  Local
  Organização
  Mecenas e Apoios
   

 
 
Homepage | Território
 

A diocese de Beja abrange uma área de cerca de 12 300 km2 e é a segunda mais extensa de Portugal, embora a população não exceda os 225 000 habitantes.
O seu território corresponde aproximadamente ao Baixo Alentejo, incluindo os catorze concelhos do distrito de Beja e os três concelhos mais a sul do distrito de Setúbal. Conta no presente cento e dezassete paróquias, agrupadas em seis arciprestados: Almodôvar, Beja, Cuba, Moura, Odemira e Santiago do Cacém.
Fundada no século V em torno da florescente comunidade cristã de Pax Iulia, a primitiva diocese pacense desapareceu ao redor de 754, devido à ocupação muçulmana. Quando a diocese de Évora – também ela suprimida pelo mesmo motivo – ressurgiu em 1165, o território do Baixo Alentejo ficou compreendido nos seus vastos limites, situação que se manteve durante seis séculos e deixou marcas fecundas. O nome oficial, entretanto, passou a ser utilizado por Badajoz.
Só em 1770 é que se concretizou a restauração desde há muito almejada, agora com o título de Beja e como uma das dioceses sufragâneas de Évora (arquidiocese desde 1540), sendo nomeado como primeiro bispo D. Fr. Manuel do Cenáculo. Após um interregno de mais de um milénio, a cátedra pacense voltou a ser ocupada.


Ver Núcleos Museológicos da Diocese de Beja

 
   
 

 

 
  Informações: Tel. 269 810 276 | Fax 269 829 491 | dphadb@sapo.pt
geral@cm-santiagocacem.pt
Créditos
| © Todos os direitos reservados | Última actualização: 02/07/2008